Semar inicia cadastramento de usuários de águas subterrâneas

Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e recursos Hídricos (Semar) em conjunto com Companhia Geológica do Brasil (CPRM) vem realizando o cadastramento de usuários de águas subterrâneas na região do Vale do Guaribas, com sede em Picos. O cadastro, que é gratuito, é importante para conhecer e diagnosticar a situação atual das águas dos poços tubulares do estado, podendo a partir disso direcionar ações.

Aliado ao cadastro, a Semar e a CPRM fazem um trabalho de conscientização da população em relação a outorga de uso dos poços tubulares. “Precisamos conhecer o usuário, como ele usa e com que finalidade ele usa essa água subterrânea, já que, dependendo da vazão, é necessário pagar a outorga de uso da água, pois estamos falando de um bem comum”, explica Niwalber Negreiros, Consultor Ambiental da Diretoria de Recursos Hídricos Recursos Hídricos da Semar.

Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial. Estão previstas mais três ações de 21 dias na mesma região.


 
Semar promove atividades de educação ambiental para crianças

Semana do Meio Ambiente promove oficina de análise de água