Semar inicia Fiscalização Ambiental no interior do Piauí

_


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) em ação conjunta com a Policia Militar realizou uma Fiscalização Ambiental nas cidades de Curimatá, Redenção do Gurguéia e Água Branca. Essa ação, que ocorreu de 12 a 20 de agosto, é a primeira de seis campanhas de previstas pela Gerência de Fiscalização Ambiental da Semar.

As campanhas objetivam combater diversos ilícitos ambientais, especialmente, a caça predatória que além de ser danosa a fauna silvestre também se configura como uma das mais degradantes da vegetação do cerrado. “O fogo é utilizado por caçadores para facilitar o abate dos animais”, explica o Auditor Fiscal ambiental Carlos Eduardo Silva.

Nessa primeira campanha foram apreendidas 5 armas de fogo, 110 aves abatidas, e aproximadamente 15 kg de carne de animais abatidos, sendo, ainda, identificadas áreas clandestinas quem retiravam material lenhoso sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Os infratores e as armas foram apresentadas nas delegacias de Polícia Civil das regiões e as empresas foram notificadas para apresentação de documentação referente ao Licenciamento Ambiental.

Foi apreendido também um caminhão com carga de 9 estéreos de lenha transportados sem o Documento de Origem Florestal (DOF). O Metro estéreo (st) trata-se de uma medida volumétrica que corresponde a uma pilha de madeira com 1 metro de comprimento, 1 de largura e 1 de altura com espaços vazios entre as peças, não se encaixando precisamente.

 
Semar promove atividades lúdicas com crianças para estimular consciência ambiental nas escolas

Auditores Fiscais da Semar se reúnem em evento de apresentação dos Projetos ENEL no Piauí