Semar intensifica ação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) no interior do estado.

Expansão tem facilitado a vida dos pequenos produtores rurais

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), iniciou na terça-feira (17/09), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) das famílias do Assentamento Nossa Senhora de Fátima, no município de Colônia do Gurguéia. O CAR deve ajudar no planejamento do uso do território, recuperado e preservação áreas de mata, além de combater o desmatamento.

O Cadastro é o primeiro passo para a regularização ambiental do território. Depois de feito, ele passa por uma análise da Secretaria. Se o território estiver de acordo com o que a lei exige poderá ser considerado regularizado. Caso não esteja, deverão ser realizadas ações para recuperar as áreas degradadas.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, destaca a importância do CAR. “Sem dúvida, esse é um dos trabalhos mais gratificantes promovidos pela Semar. Com o Cadastramento Ambiental Rural garantimos a territorialidade das comunidades de modo geral. É um processo de reafirmação da identidade e da própria cidadania dessas famílias”, destaca.

O recibo da inscrição no CAR facilita a vida do pequeno produtor rural, possibilitando a ele o acesso ao credito rural. “O CAR é uma exigência das instituições bancárias. Elas só podem conceder crédito aos proprietários inscritos no cadastro”, acrescenta a Secretária de Meio Ambiente.

 
Semar orienta população sobre prevenção e combate a incêndios

Semar intensifica atuação na região da bacia do Rio Guaribas