Semar intensifica uso sustentável de riquezas naturais do estado

Novas unidades de conservação terão impacto positivo no desenvolvimento do estado.

Com grande riqueza de fauna e flora, as três novas unidades de conservação estaduais, somam-se as dez unidades geridas pelo estado. O Parque Estadual da Serra do Santo Antônio, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Lagoa do Portinho e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Nazaré são áreas naturais passíveis de proteção por suas características ambientais, apresentando porções significativas e ecologicamente viáveis de diferentes populações, habitats e ecossistemas, preservando assim o patrimônio biológico existente.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, ressalta que as novas UCs devem ser protagonistas no desenvolvimento sócio econômico e ambiental das regiões onde estão instaladas. “Aumentamos o nosso contingente de áreas preservadas, e isso é importantíssimo para esse equilíbrio que as sociedades contemporâneas têm que manter entre o desenvolvimento e a preservação ambiental”.

O Piauí conta agora com 13 unidades de conservação a âmbito estadual. São Parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e uma Estação Ecológica que podem ser usados, dependendo de cada situação, para o turismo ecológico, a educação ambiental, entre outras atividades. Proporcionando às comunidades  do entorno dessas áreas o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

 
Semar equipa Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia

Semar aplica testes físicos em candidatos a brigadistas