Semar notifica Centro de Zoonoses de Teresina sobre caso que envolve morte de cavalo

O episódio aconteceu na última quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI) notificou, através do Ofício nº 09/2023, nesta sexta-feira (20/01), o Centro de Controle de Zoonoses de Teresina a prestar esclarecimentos sobre o vídeo que circula nas redes sociais envolvendo a morte de um cavalo durante uma ação de captura.

O caso aconteceu na última quarta-feira (18), no bairro Buenos Aires, Zona Norte da capital. A denúncia dos moradores é de que o animal foi enforcado por manejo inadequado da equipe de captura, ocasionando o óbito do cavalo.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, garante que tomará todas as medidas cabíveis. “Assim que tomamos conhecimento do vídeo, iniciamos o acompanhamento do caso e já notificamos o Centro de Zoonoses para apurar o que aconteceu. Nossa preocupação é com o bem-estar e proteção dos animais e do meio ambiente” frisa.

A Semar-PI seguirá apurando a eventual responsabilidade quanto à prática de conduta lesiva ao meio ambiente que configure ato de abuso ou maus-tratos, conforme previsto no Art. 32 da Lei N. 9.605/1998.

 
Semar e Senac firmam parceria para a realização de cursos de qualificação no fortalecimento da proteção do Meio Ambiente

Secretário defende plano para enfrentar desmatamento ilegal nos cerrados