Semar oferece treinamento do SIGA a servidores do da Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar realizou, na quinta (08), treinamento sobre o uso do Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos –SIGA na outorga de recursos hídricos para os servidores municipais de Parnaíba.

O treinamento foi realizado pelo Auditor Fiscal Ambiental, André Nogueira, e atendeu à solicitação do Secretário do Meio Ambiente de Parnaíba, Edrivando Gomes Barros. Para o auditor é importante o treinamento para o aperfeiçoamento do sistema.

"Durante o treinamento pudemos esclarecer dúvidas e receber sugestões de melhorias advindas dos usuários do SIGA em Parnaíba, já que ele engloba tanto a fase de orientação e protocolo, como toda a tramitação de processos de licenciamento ambiental, outorga de recursos hídricos, uso de recursos florestais e Cadastro Ambiental Rural aprimorando a eficiência da tramitação de processos e da prestação de serviços oferecidos pelo órgão ambiental, que foi desenvolvido pelos técnicos da casa”, explicou André Nogueira.

Com o funcionamento do SIGA a entrada de documentos, a análise processual, o contato com o empreendedor e a informação a respeito do deferimento ou não da licença serão feitos de forma eletrônica. Além disso, todo empreendimento alvo do licenciamento é cadastrado de forma on-line, com envio da documentação necessária pela internet.

“O SIGA facilita e agiliza para os municípios e também para os empreendedores. Como a outorga para o uso da água ocorre fora do município, os empreendedores têm muita dúvida e a gente acaba sendo essa porta de informação”, falou Deise Aragão Mattei, servidora da Secretaria do Meio Ambiente de Parnaíba - SEMMA.

“O treinamento é muito importante para unir o Estado e os municípios, alinhando nossa linguagem já que a cidade possui o único delta em mar aberto das Américas e possui relevantes patrimônios ambientais e empreendimentos com necessidade de obtenção da água subterrânea”, afirmou o Diretor de Controle e Fiscalização Ambiental da SEMMA, João Narciso da Rocha.

Equipes da Semar realizam cadastramento de usuários de águas subterrâneas no litoral do Estado

Semar firma Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com municípios do cerrado piauiense