Semar participa de mutirão de limpeza e coleta de lixo nos Rios Poti e Parnaíba

A ação faz parte da agenda do Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa Rios +Limpos

No sábado (21) uma equipe da Diretoria de Recursos Hídricos da Semar participou do mutirão de Limpeza e coleta de lixo nos Rios Poti e Parnaíba. A mobilização faz parte do programa Rios +Limpos, do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa integra a Agenda Ambiental Urbana do Ministério do Meio Ambiente e percorreu os principais parques e pontos turísticos da capital que ficam às margens dos rios, incluindo atividades de recreação segura e sustentável e recolhendo resíduos sólidos em pontos previamente determinados.

Além da participação de voluntários, o mutirão de limpeza organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do Programa Rios +Limpos, contou com apoio Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, da Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra), Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro; Batalhão de Polícia Ambiental de Piauí; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí; Águas de Teresina; Movimento Emaús Trapeiros; Orquestra Sinfônica de Teresina e da Administração do Parque Encontro Dos Rios.

Sobre o Rios +Limpos

O programa Rios +Limpos tem como objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas; incentivar a realização de ações de limpeza e coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais; promover ações para fomentar a implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais; fomentar ações que visem ao reuso de efluentes no país; e disponibilizar dados e informações sobre a qualidade das águas e efluentes, promovendo a melhoria contínua da gestão.

Lançado em setembro de 2021, o Rios +Limpos chega à Teresina após mobilizar 775 voluntários, percorrer 141 km – os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás Novos –, e coletar mais de 18 toneladas de resíduos. A iniciativa é um eixo da Agenda de Qualidade Urbana, coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

 
Semar entrega recibos de Cadastro Ambiental Rural em assentamentos estaduais de Buriti dos Lopes

Comunicado - 25/05/2022 - 12:15:58