Semar-PI realiza campanha Carnaval Limpo nos corsos de Teresina e Canto do Buriti

Iniciativa contou com estandes nos dois eventos e equipes para distribuição de materiais ecológicos e coleta do lixo descartado pelos foliões

A folia piauiense foi mais completa e sustentável no último sábado (11). No tradicional corso Zé Pereira de Teresina, e em sua estreia em Canto do Buriti, a campanha Carnaval Limpo foi promovida para levar mais conscientização aos foliões e promover o descarte correto do lixo produzido durante as celebrações. A ação foi promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar-PI), com apoio do Governo do Estado.

O Secretário Daniel Oliveira prestigiou a realização da Campanha no município de Canto do Buriti e destacou que a ação é parte da diretriz do trabalho do governo do estado durante o carnaval, tendo como prioridade a segurança dos foliões e a sustentabilidade. “Neste carnaval a Semar traz uma proposta ecológica para garantir a preservação do meio ambiente aliada à diversão”, destaca.

A campanha Carnaval Limpo em Teresina e em Canto do Buriti, contou com estande personalizado, mascote representando o meio ambiente sustentável e com a participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que trabalharam durante os corsos para que todo o resíduo sólido deixado nos eventos fossem descartados corretamente.

Camila Maria, 22 anos, visitou o estande de Teresina para conhecer mais sobre a Campanha. Ela ouviu falar do projeto por meio de uma amiga e logo se interessou pela proposta. “Achei muito bacana essa conscientização na festa e o incentivo de adotar um copo para não descartar plástico de forma exagerada”, disse. “É uma forma bem legal e divertida de incentivar a sustentabilidade”.

A mais de 400km da capital, no primeiro Corso Zé Pereira de Canto do Buriti, Jhonny Alves, 24 anos, também curtiu o Carnaval Limpo, que tornou a estreia do evento na cidade ainda melhor. “Foi bem interessante ver essa campanha na cidade porque ninguém daqui havia pensado em algo assim ainda”, disse. “Foi importante aproveitarem o carnaval para conscientizar o público porque nessa festa as pessoas sempre pensam que o lixo que elas descartam não vai fazer diferença, mas se todos pensassem o contrário, não haveria tanto lixo nas ruas”, completou.

 
I Seminário Caatinga Viva do Piauí é realizado em Canto do Buriti

Semar-PI aplica multa a empreendimentos irregulares em área indígena e ribeirinha do estado