Semar promove atividades lúdicas com crianças para estimular consciência ambiental nas escolas

Ação faz parte do processo de expansão das ações da secretaria nas cidades do interior do Estado

Com o tema “Ocupação do Solo Piauiense: Colonizadores versus Povos Indígenas”, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), por meio da Diretoria do Centro de Educação Ambiental (CEA), realizou durante a quinta-feira, 22/08, uma ação na Unidade Escolar Roberta Sousa Lima, na cidade de Prata do Piauí.

O objetivo é gerar uma consciência ecológica nos alunos do ensino público, aliando educação ambiental ao ensino regular. São palestras, brincadeiras, cantigas e outras atividades educativas que tratam sobre a preservação dos recursos naturais. A forma lúdicas em que esses assuntos são tratados possibilita aos alunos  desenvolverem um conhecimento mais crítico em relação ao meio ambiente, tornando-os mais preocupados com a proteção da natureza.

“Muito além da realização de passeios que possibilitem o contato com a natureza, queremos criar espaços comuns dentro das escolas com jardins e hortas que serão cuidados pelos próprios alunos”, explica Rubens Luna, gerente do Centro de Educação Ambiental (CEA).

O pequeno Mateus Silva, 7 anos, destaca que as atividades foram produtivas. “A gente aprendeu muito sobre a história dos índios e sobre como cuidar das plantinhas e do nosso planeta”, explica.

Na ocasião, professores passaram por capacitação voltada à educação ambiental. “A intenção é que esses profissionais sejam multiplicadores”, esclarece Rubens. “É importante que a escola esteja apta a falar sobre a preservação ambiental, buscando alternativas simples que incentivem a formação de jovens mais ativos na defesa do meio ambiente”, acrescenta.

 
Semar intensifica estratégias para prevenção e controle de incêndios florestais

Semar inicia Fiscalização Ambiental no interior do Piauí