Semar realiza ações de fiscalização durante o segundo período de defeso do caranguejo-uçá

Ação iniciou nessa terça (21) e segue até domingo (26) em Parnaíba e Luís Correia

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR-PI) está realizando uma operação de fiscalização, de 22 a 26 de fevereiro, com o objetivo de combater a cata ilegal e proteger o caranguejo-uçá durante o período de defeso. O trabalho está concentrado em Parnaíba e Luís Correia. Cerca de 150 espécimes de caranguejo que haviam sido capturados ilegalmente foram resgatados e reintroduzidos em outro manguezal, em local seguro.

Durante a operação, além das vistorias em mercados, peixarias e restaurantes nas cidades costeiras do estado, e das incursões nos manguezais para verificar o cumprimento da lei que proíbe a cata do crustáceo durante o período de defeso, a Semar também realizou um trabalho de conscientização junto aos catadores locais.

“A atuação das equipes da SEMAR segue firme no trabalho de fiscalização do defeso do carangejo-uçá, em toda a região litorânea. Esta medida é adotada para preservar a população natural do caranguejo, respeitando o período de reprodução do crustáceo”, explica o secretário da SEMAR, Daniel Oliveira.

A equipe de fiscalização da Secretaria esclareceu as regras do período de defeso do caranguejo e a importância da proteção da espécie. Foram distribuídos materiais educativos e realizadas orientações para os catadores locais, com o objetivo de conscientizá-los sobre a necessidade de preservar o animal e a importância da sua cata legal e sustentável.

A fiscalização verificou se os estabelecimentos estavam cumprindo as normas para a comercialização do caranguejo, mediante a apresentação da declaração de estoque e a procedência do produto.

Além disso, foram realizadas incursões nos manguezais para coibir a cata ilegal do caranguejo. As equipes utilizaram técnicas de vigilância para monitorar a área e identificar possíveis pontos de cata clandestina.

A SEMAR reforça a importância do cumprimento da legislação ambiental para a preservação dos recursos naturais do estado e para a manutenção do equilíbrio ecológico dos ecossistemas costeiros. “A operação de fiscalização continuará sendo realizada ao longo do período de defeso do caranguejo para garantir a proteção da espécie e a sustentabilidade da atividade de cata. O terceiro período será de 22 a 27 de março”, frisou o auditor fiscal ambiental da SEMAR, Renato Nogueira.

 
Secretário Daniel Oliveira visita Ilha Grande para reforçar projeto de contenção de dunas no litoral piauiense

Secretário Daniel Oliveira e governador Rafael Fonteles realizam reunião de planejamento estratégico da área ambiental e de recursos hídricos