Semar realiza audiência pública no povoado Pedra do Sal

Semar realiza audiência pública no povoado Pedra do Sal

Hoje (15), foi o segundo dia de audiência pública na região da planície litorânea. A Semar como presidente da audiência e mediadora dos debates, garante a participação da comunidade no processo de licenciamento.
Os encontros objetivam prestar esclarecimentos à população sobre as intervenções propostas para implantação do projeto e as medidas de prevenção, atenuação e compensação ambiental.
"O grande desafio hoje, é equilibrar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Tudo que usamos e consumimos, a forma com que nos deslocamos, tudo isso já tem impacto ambiental. É papeldo Estado, enquanto gestor das políticas públicas ambientais, que estejamos atentos para que os empreendimentos não sejam predadores, mas, que saibam o limite da natureza, para que o crescimento não seja as custas do fim do que temos de mais precioso, a natureza", ressalta a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.
A empresa Ômega Energia, responsável pela implantação do complexo, já opera no Piauí desde 2012, tendo, atualmente, dois parques eólicos em funcionamento: o Delta 1 e o Delta 2.
Atualmente a companhia pleiteia a ampliação do complexo eólico com a instalação de 52 novos aerogeradores nos municípios de Ilha Grande e Parnaíba, que devem contribuir para o atendimento à demanda de energia elétrica no Brasil.
Segundo o Diretor Executivo da Omega Energia, Gustavo Mattos, o empreendimento é de baixo impacto ambiental e a população se beneficiará através do desenvolvimento de programas focados nos pilares de educação e geração de renda."Já foram desenvolvidos 15 projetos sociais, como o Centro de Educação que foi construído atendendo 350 alunos que estudam no contraturno da escola, contribuindo com a formação educacional da comunidade".

 
Semar promove primeira audiência pública sobre licença ambiental do Complexo Delta 10

Estado inicia inventário de áreas de proteção e conservação ambiental