Semar, Setur, Seplan realizam ação conjunta para investimentos em meio ambiente e turismo

Gestores apresentaram as potências naturais do litoral piauiense para técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Uma visita técnica foi realizada neste fim de semana no litoral piauiense e contou com a presença dos representantes do Governo, Sádia Castro, gestora da Secretaria de Meio Ambientes e Recursos Hídricos, Carina Câmara, da Secretaria do Turismo e Antônio Neto, secretário de Planejamento, onde apresentaram as potências naturais da região litorânea piauiense para técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Durante a visita, os técnicos puderam conhecer as primeiras áreas que serão beneficiadas com esses investimentos, como a orla do litoral, especialmente a parte mais turística como Barra Grande Cajueiro da Praia e a ARIE da Lagoa do Portinho, onde será iniciado este projeto que alinha o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Serão investimentos da Agência Francesa que devem focar no desenvolvimento sustentável e na inclusão social a partir das pastas do Meio Ambiente e Turismo.

“Vamos trabalhar a parte de estrutura turística da área, mas também as comunidades que vivem no entorno da Lagoa do Portinho”, salienta a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sadia Castro.

“Essa visita é um resultado prático da viagem do governador Wellington Dias pela Missão do Consórcio Nordeste, na Europa, onde foi assinado um protocolo com a Agência Francesa de Desenvolvimento visando a realização de investimentos no nosso estado, tendo por foco o desenvolvimento das populações locais e a preservação ambiental”, destaca o gestor da Seplan, Antônio Neto.

“A AFD veio para uma visita de inspeção no litoral, eles trabalham totalmente ligados para a  sustentabilidade. Estamos viabilizando investimentos para os parques estaduais e as áreas voltadas ao turismo, mas todo trabalho integrado entre turismo e e meio ambiente, focando na sustentabilidade,” finaliza a superintendente da pasta do Turismo no Piauí, Carina Câmara.

Semar realiza audiência para debater projeto de exploração de minério em SRN

Semar lança projeto de educação ambiental para preservação da Lagoa do Portinho