Semarh avança na atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos

A atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Plano de Conservação e Proteção de Nascentes é um dos compromissos de gestão do Governo do Piauí, sendo coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Em 2023, a pasta garantiu avanços significativos a esse trabalho, com a realização do "Seminário de Apresentação do Plano de Trabalho para atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos". A ação atende ao compromisso nº 4 do programa de compromissos da Semarh para as ações ambientais, o ECO Piauí, especificamente no eixo Hidro Piauí, que trata das ações voltadas à gestão dos recursos hídricos do Estado.

O compromisso de gestão atendida diz respeito à definição do uso prioritário das águas e principais obras de infraestrutura hídrica. Realizado em outubro pela Semarh, por meio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica, o Seminário foi uma ferramenta fundamental para a captação de recursos internos e junto ao Governo Federal. Assim, possibilitou avanços a projetos importantes, como a integração do sul ao norte do Estado, por meio da hidrovia do Rio Parnaíba.

O diretor de Regulação dos Recursos Hídricos da Semarh, Fanuel Adauto, explica que o Plano permite planejar novos projetos para o desenvolvimento do estado no âmbito da gestão dos recursos hídricos. "Temos a atualização do Plano Estadual como um compromisso de gestão do governador Rafael Fonteles. Durante o Seminário realizamos troca de conhecimentos, diálogos e escuta acerca do tema. Apresentamos o Plano de Trabalho e até o final de 2024 ele deve ser consolidado e apresentado a toda sociedade".

Para a execução eficaz do trabalho, a pasta contou com a participação e contribuições das entidades que compõem o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, que são os órgãos e instituições engajadas na temática da gestão dos recursos hídricos do estado, além da sociedade civil.

Fanuel explica que o Plano trabalha um planejamento de ações para que a sociedade possua disponibilidade hídrica. O plano possibilita ainda o enquadramento dos corpos hídricos e serve para que o Estado esteja preparado para receber investimentos e ações que potencializam a agricultura irrigada, a eficiência e a disponibilidade hídrica.

 
Eco EducAÇÃO: Parceria inovadora entre Semarh e Seduc marcam o trabalho em prol da educação ambiental em 2023

Semarh revitaliza e amplia Conselhos de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos em prol das questões ambientais e cumpre compromisso de gestão previsto no ECO Piauí