Semarh deflagra operação “Água Limpa” em Teresina para fiscalizar uso dos recursos hídricos por grandes empreendimentos


A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) deflagrou na última terça-feira (13) a operação “Água Limpa”, com o objetivo de fiscalizar grandes empreendimentos a respeito do uso adequado de recursos hídricos na capital piauiense. O trabalho tem o objetivo de apurar denúncias de irregularidades nas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como captações irregulares de poços tubulares. A operação segue até o dia 30 de junho.

Água Limpa


A ação é voltada para fiscalização de grandes empreendimentos e considerou o volume de denúncias recebidas por meio da Diretoria de Regulação de Recursos Hídricos da Semarh, que apontaram supostas irregularidades e ausência de autorização legal de Outorgas de Uso.

Até esta sexta-feira (16), 42 pessoas, dentre pessoas físicas e jurídicas, foram fiscalizadas. A equipe de fiscalização já recebeu por volta de 160 denúncias de irregularidades. Para a realização do trabalho, a pasta designou uma equipe formada por sete auditores fiscais ambientais e quatro viaturas.

Água Limpa



O diretor de Regulação dos Recursos Hídricos, Fanuel Adauto, destaca que a realização da operação é importante e tem um objetivo muito claro: “A operação ‘Água Limpa’ vai apurar principalmente captações irregulares, com ausência de outorgas e autorizações, e para isso, a Semarh definiu uma equipe habilitada”, disse.

 
Governo do Piauí autoriza transporte aéreo de filhote de peixe-boi encalhado na praia de Atalaia

Bioparque Zoobotânico recebe doação voluntária de jaguatirica do extremo sul do Piauí