Semarh distribuiu 20 mil mudas de plantas nativas e frutíferas na Expoapi 2023

A ação faz parte do projeto PRO Verde que promoveu também entrega de cartilhas e orientações sobre o plantio.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou da 72ª edição da Expoapi, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina. O público ao visitar o estande da pasta recebia orientações de conscientização ambiental, com foco no reflorestamento do Estado, e mudas de plantas frutíferas e nativas. Ao todo, foram entregues 20 mil mudas nos sete dias de evento.

De acordo com o superintendente da Semarh, João Victor Oliveira, o PRO Verde Piauí faz parte do programa Eco Piauí, que promove a entrega de mudas de plantas. “A Semarh segue empenhada em promover e apoiar ações que estejam alinhadas com o ECO Piauí, distribuindo mudas em todos os municípios do estado e cumprindo o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles, sob o comando do secretário Daniel Oliveira”, ressalta.

Forem entregues mudas de plantas frutíferas e nativas, destinadas aos visitantes e, principalmente para agricultores locais que possuem interesse em fazer o plantio em suas propriedades ou em áreas urbanas dos municípios.

O projeto PRO Verde busca atender aos compromissos do Acordo de Paris e redução do aquecimento global, com a meta audaciosa da distribuição de um milhão de mudas anualmente, até 2026. As mudas nativas e frutíferas serão destinadas a recuperar áreas degradadas no Estado do Piauí, que sofreram com o desmatamento ilegal e queimadas, além de contemplar áreas ambientalmente protegidas, como área de reserva legal, preservação permanente e unidades de conservação.

expoapi2

Ainda durante a Expoapi, aconteceu a cerimônia de entrega da medalha estadual do mérito agropecuário João Mendes Olímpio de Melo, com a presença do Governador Rafael Fonteles. A solenidade homenageou produtores, agricultores, técnicos e instituições que desempenharam papéis significativos no setor. A Semarh foi reconhecida com uma medalha pelo seu compromisso sustentável na área agrícola, através do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para os pequenos agricultores.

Semarh realiza I Seminário Estadual sobre Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas no município de Corrente nesta terça (12)

Sala de Situação da Semarh emite alerta amarelo de baixa umidade para hoje (12) em 133 municípios