Semarh e a Polícia Militar atuam em conjunto no combate a queimadas em Teresina

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) prestou, nesta quinta-feira (03), apoio aos órgãos parceiros para averiguação de uma denúncia de princípio de incêndio no bairro Planalto Uruguai, em Teresina.

A Polícia Militar e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) fizeram uma incursão no local para realizar o trabalho de averiguação da infração ambiental. Durante a inspeção, a equipe constatou que havia uma invasão na área seguido de um incêndio criminoso. A equipe presente orientou os moradores a não praticar queimadas na área para redução do impacto ambiental na região. Durante a ação, foram apreendidos 1/4 de galão de gasolina, 02 facões e um machado para as devidas providências legais.

Segundo o diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, o infrator não foi autuado pois conseguiu sair do local antes que a equipe de fiscalização chegasse. “O êxito da ação se deve ao trabalho em conjunto do Batalhão de Polícia Ambiental e da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente que auxiliaram a Polícia Militar nas medidas preventivas da operação”, enfatizou.

Na última semana, a Semarh lançou o Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre, com órgãos parceiros. O trabalho de atenção às queimadas está previsto em um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do Programa Eco Piauí.

Plano de ações para prevenção e controle de incêndios no Piauí é lançado pela Semarh

Defesa Civil, Semarh e Etipi planejam construir app de monitoramento e gestão de riscos e desastres