Semarh e Polícia Militar realizam operação de fiscalização intensiva em área irregular de descarte de resíduos sólidos em Teresina

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI), com o apoio do 9º Batalhão da Polícia Militar, realizou nesta terça-feira (28) uma fiscalização ambiental no Bairro São Joaquim, zona norte do município de Teresina. O objetivo foi verificar um terreno baldio denunciado por ser utilizado como depósito ilegal de resíduos sólidos a céu aberto.

Após as denúncias, uma equipe de Auditores Fiscais Ambientais da Semarh foi acionada. No local, constatou-se a falta de placas de identificação e sinalização da zona, bem como a ausência de cercas e portões delimitando a área, que, segundo moradores, pertence à Prefeitura Municipal de Teresina.

semarh

Eduardo Ganassoli, o Auditor Fiscal Ambiental da Semarh, destaca os resultados da fiscalização realizada. “Após visitar o local, realizar registros e entrevistas com moradores, procedemos com as medidas administrativas. Foi constatado um Auto de Infração e Termo de Embargo em desfavor da Prefeitura Municipal de Teresina, por causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana", explica. "Mais uma vez a Semarh agiu rapidamente com base na denúncia da população, em defesa do meio ambiente e da saúde pública, consequentemente”, finaliza.

O terreno apresentou uma variedade de resíduos orgânicos e inorgânicos, como plásticos, vidros, madeiras, papéis, caixas de papelão, entulhos de construção, pneus e resíduos domésticos. A disposição desordenada desses materiais poderia resultar na formação de chorume, líquido percolado proveniente da decomposição da matéria orgânica, representando riscos sérios à saúde da população local.

semarh

O acúmulo inadequado de lixo serve como criadouro para vetores de várias patologias, aumentando o risco de contaminação para as pessoas que circulam na área e favorecendo a proliferação de doenças. Durante a fiscalização, identificou-se ainda o uso de fogo para acelerar a decomposição do material residual.

Além dos perigos ambientais, o acúmulo de lixo em locais impróprios também aumenta os riscos de incêndios. Relatos indicam que, na última segunda-feira (27), um incêndio ocorreu no local, cuja causa ainda é desconhecida, mas que pode estar relacionada à disposição irregular dos resíduos, conforme apontado pelo Auditor Fiscal Ambiental, Eduardo Ganassoli.

semarh

Semarh promove Seminário "Logística Reversa no Piauí: Resultados e perspectivas" nesta sexta (1)

Semarh distribuirá 20 mil mudas de plantas nativas e frutíferas na Expoapi 2023