SEMARH e SSP realizam lançamento do projeto Guardião Ambiental

Nesta terça-feira (10), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) realizaram o lançamento do projeto social “Guardião Ambiental”, no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (CFAP).

O projeto tem como finalidade a prevenção às drogas e à violência, capacitando as crianças em três eixos: ética, cidadania, garantia de direitos e sustentabilidade consciente.

Na ocasião, foi realizada a formatura de 29 instrutores que atuarão nas cidades de Canto do Buriti, Nazária, Parnaíba, Pedro II e Piracuruca. O Guardião Ambiental contemplará crianças entre 10 e 12 anos de idade, devidamente matriculadas em escolas públicas.

Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o projeto faz parte da perspectiva da prevenção, onde as crianças irão aprender sobre a proteção do meio ambiente, cidadania e enfrentamento ao preconceito.

“É um projeto muito bonito, onde a prevenção é o grande foco, não adianta a gente ficar somente na repressão, porque é limitado, temos que evitar que as crianças enveredem pelo mundo do crime. É importante ensinar valores e o meio ambiente é uma temática atual e muito importante, por isso vamos levar as crianças para as unidades de conservação, para que elas possam entender o quão importante é a preservação do meio ambiente”, pontuou Chico Lucas.

De acordo com a Superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP/PI, coronel Elizete Lima, após a realização do curso e a entrega dos certificados, os instrutores se tornaram aptos para trabalhar no projeto Guardião Ambiental implantado em seus respectivos municípios.

“Esse projeto é importante pois trabalha a prevenção às drogas, à violência, tudo sob o viés da sustentabilidade. O meio ambiente e os animais contarão com crianças protetoras, que irão aprender com os educadores como ajudar a natureza, para que possamos viver muito melhor”, explicou a superintendente.

Guardião Ambiental2

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, afirmou que no ano de 2024 o projeto será intensificado e ampliado para outros municípios piauienses.

“Esse projeto reforça a política pública de educação ambiental, prevista no macroplano de trabalho, o ECO Piauí. A orientação do Governador Rafael Fonteles é levar noções de cidadania e educação ambiental por todo o estado. Esse projeto aperfeiçoa o modelo do Pelotão Mirim, que é uma ação exitosa coordenada pela Secretaria de Segurança Pública. Vamos apresentar para nossas crianças e adolescentes noções de ação ambiental e possibilitar o contato com a natureza”, disse o secretário.

 
A Semarh e o Corpo de Bombeiros promovem curso de instrução para brigadas de incêndios no Piauí

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) publica edital para seleção de projeto para o município de Gilbués (PI)