Semarh entrega kits de incêndio a cinco municípios do Estado

Cristino Castro, Piracuruca, Santa Cruz dos Milagres, Eliseu Martins e Tamboril foram contemplados.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta terça-feira (31), a entrega de Kits para as Brigadas de incêndio dos municípios de Cristino Castro, Piracuruca, Santa Cruz dos Milagres, Eliseu Martins e Tamboril. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, Corpo de Bombeiros e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB).

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, ressalta a importância da ação para os municípios, principalmente neste período do ano em que os focos de incêndio são mais propícios. “A entrega dos kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é importante para equipar a brigada e, assim, prevenir incêndios e fortalecer o combate direto ao fogo. Um dado alarmante e triste é que o Piauí é o quinto Estado do Brasil na quantidade de incêndios em região de vegetação, somente neste ano de 2023", disse o gestor. "Estes kits irão proporcionar mais rapidez aos profissionais das Brigadas de Incêndio, evitando problemas mais drásticos”, enfatiza Daniel.

Os kits entregues são compostos por calça, coturno e bolsa anti-chama, além de gondola, bomba costal rígida, bomba costal flexível e motosserra.

O prefeito de Cristino Castro, Felipe Dias, esteve na sede da Semarh para receber o equipamento do seu município. “A entrega destes equipamentos é mais uma ação fundamental para a redução dos impactos das queimadas", destacou. "Também temos, junto à Semarh, realizado um trabalho de conscientização, com capacitações e formações de brigadas, e já fomos agraciados pelo curso da Semarh e do Corpo de Bombeiros. Então, o quebra-cabeças está dando certo", frisou.

A Secretaria tem desenvolvido várias ações, como a capacitação de novos brigadistas florestais municipais e promovendo a educação ambiental nas comunidades, além da distribuição de EPI's e equipamentos para as brigadas, de modo a fortalecer as ações de combate aos incêndios e de prevenção. Parcerias com o Corpo de Bombeiros têm sido firmadas, para tornar as ações mais eficazes. A conscientização também tem sido uma estratégia adotada pela Secretaria, que produziu uma cartilha informativa que está sendo distribuída aos brigadistas, órgãos públicos e à sociedade civil.

Em caso de incêndio, o cidadão pode acionar o 193 do Corpo de Bombeiros, e em caso de incêndio florestal, deve comunicar à Semarh por meio da Coordenação de Incêndios Florestais, pelo número (86) 9 9421-6693.

Semarh oferece curso de Instrução de Combate a Incêndios Florestais a 48 brigadistas da região da Serra da Capivara

CONFAUNA realiza 1ª Reunião Ordinária; Até o fim de 2023 mais duas reuniões serão realizadas