Semarh fortalece ações de Educação Ambiental em todo o Piauí ao longo de 2023
O fortalecimento da educação ambiental no Piauí teve avanços significativos em 2023, por meio das ações do Governo do Estado. No programa ECO Piauí, dos compromissos de gestão coordenados e executados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), são previstas ações com esse objetivo, providas por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA). Neste ano, o principal avanço diz respeito à reformulação da Lei 8.100/23, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, atendendo ao compromisso nº 5 do programa da pasta.
Segundo a Lei 8.100/23, são objetivos da Educação Ambiental ser agente de fator de transformação sociocultural e promover a consciência coletiva. A Semarh realiza esse trabalho, por meio do CEA, que semanalmente promove atividades em campo e de conscientização com alunos de escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e a comunidade em geral. Dessa forma, contribui para a formação de cidadãos mais ativos na defesa do meio ambiente.
Ao longo do ano, além das visitas de alunos, o CEA realizou atividades pontuais com a participação de 12 escolas do ensino fundamental e médio. As atividades foram: Semana da Água, evento alusivo ao Dia Mundial da Água; O planeta em suas mãos, promovido no Dia das Crianças; e o Dia Mundial do Meio Ambiente em parceria com a Águas de Teresina.
As atividades promovidas pelo CEA também envolvem ações sociais nas comunidades, em parceria com universidades, sociedade civil, associações e ligas acadêmicas. Nesse sentido foram promovidas reuniões com cooperativas de catadores e catadoras de material reciclável em bairros de Teresina, encontros com estudantes do ensino superior, atividades práticas com lideranças comunitárias, ações de limpeza de rios e avenidas, e conscientização sobre o descarte de resíduos sólidos junto à população.
Um grande avanço para a temática foi o lançamento do programa Eco EducAÇÃO, baseado na Política Estadual de Educação Ambiental, para promover a sinergia entre a Semarh e a Secretaria de Educação (Seduc). Voltado à comunidade escolar da rede pública estadual de ensino, com um planejamento de ações para a qualificação de professores e toda a comunidade escolar, visa implantar a educação ambiental de forma integrada, permanente e contínua. Desde o lançamento, em novembro, já foi realizada a apresentação e capacitação para diretores e professores nas cidades de Gilbués, Barreiras, Corrente e São Gonçalo do Gurguéia.
O gerente de Educação Ambiental da Semarh, Marcelo Amorim, ressalta também a reativação da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e a criação de um grupo de trabalho permanente para o desenvolvimento do programa. "Foi um ano muito significativo e cheio de avanços na pauta da educação ambiental em nosso Estado. Com o Eco EducAÇÃO iremos planejar, executar e avaliar o processo de educação ambiental na rede estadual de ensino, como a lei define, de forma multidisciplinar e transversal, em todos os níveis e modalidades, para que possamos criar uma formação mais cidadã no aspecto ambiental", destacou.