Semarh fortalece ações de preservação do Cerrado no Piauí em 2023 e desmatamento do bioma reduz 59% segundo último levantamento

A preservação dos biomas do Estado é prioridade do Governo do Piauí que, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em 2023, fortaleceu as ações, contemplando os compromissos previstos no programa ECO Piauí, sob coordenação da pasta. A partir dos avanços executados neste ano, o desmatamento ilegal do Cerrado diminuiu: segundo último levantamento, publicado no segundo semestre de 2023, a queda foi de 59%. O dado é referente ao primeiro semestre deste ano, em comparação a 2022, e foi divulgado pela pasta durante o Seminário Cerrado Vivo, em setembro.

O trabalho promovido pela Semarh ao longo do primeiro ano do Governo Rafael Fonteles contemplou ações como conscientização ambiental acerca do bioma cerrado, por meio de seminários, e a intensificação das operações de fiscalização.

As ações promovidas foram concentradas nas regiões do Cerrado no Piauí, uma vez que 90% do desmatamento no Estado estão concentradas no bioma, como destaca o diretor Felipe Gomes, do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Florestal. Em maio deste ano foi deflagrada a Operação Cerrado Vivo, com o objetivo de coibir o desmatamento ilegal do bioma na região Sul do Piauí. Ao todo, foram realizadas oito operações na região do cerrado em 2023.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, atribuiu a redução do desmatamento e outros avanços a três ações da secretaria: intensificação da fiscalização, integração com a Polícia Civil, Militar e órgãos ambientais federais e o monitoramento das áreas queimadas por meio de satélite. “É prioridade do nosso governador Rafael Fonteles a preservação dos biomas do Piauí, e a Semarh tem seguido essa linha de trabalho, intensificando as ações de preservação do Cerrado. Já alcançamos resultados notáveis nesse primeiro ano de trabalho e para 2024 pretendemos avançar ainda mais”, frisou

Além das ações de fiscalização e combate, a Semarh promoveu a conscientização ambiental junto à população, por meio da realização de Seminários com abordagem ao bioma cerrado.

Em abril de 2023 o centro sul do Piauí recebeu o I Seminário de Sustentabilidade e Potencialidades dos Cerrados do Piauí, no município de Bom Jesus. A ação teve como objetivo da ação da Semarh é chamar atenção para o aproveitamento sustentável do Cerrado - o segundo maior bioma do país, representando cerca de 25% do território nacional - e contribuir com o controle do seu desmatamento. Para a realização do trabalho a Semarh contou com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), Prefeitura de Bom Jesus, Sebrae Piauí, Aprosoja, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jesus, Sindicato Rural de Bom Jesus do Gurguéia, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Já no segundo semestre do ano, em setembro, a pasta realizou o Seminário Cerrado Vivo, no Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. Na ocasião, a Semarh apresentou à sociedade e ao público interno e externo da pasta os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma Cerrado no Estado, no primeiro semestre do ano. A iniciativa atendeu a duas metas do Governo, sob coordenação da pasta: Zooneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.

As ações do Governo do Estado, de combate ao desmatamento ilegal, são agrupadas pela Semarh em três grupos. O primeiro refere-se ao eixo normativo e reúne: a Lei Estadual nº 8.094, de 12 de julho de 2023; a Resolução Consema nº 51, de 01 de agosto de 2023; e a Instrução Normativa Semarh nº 011/2023. No eixo estratégico é incluída a adesão à Rede Brasil MAIS e o Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal. Já o terceiro grupo, referente ao eixo operacional, agrupa ações como: adoção de metodologia de conferência de alertas de desmatamentos e as operações "Cerrado Vivo" propriamente ditas.

Em 2023, Semarh promoveu preservação da Caatinga no Piauí com ações de combate a incêndios e conscientização da população

Retrospectiva 2023: Programa de Peixamento da Semarh realizou soltura de mais de 2 milhões de alevinos e pós-larvas e abrangeu as 12 bacias hidrográficas do Estado