Semarh fortalece a preservação ambiental e geração de emprego e renda em Oeiras

O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, esteve nesta segunda-feira (29), na comunidade Soizão, no município de Oeiras, para participar da entrega de 80 colmeias e de todo o material necessário para auxiliar na produção de mel da região. A ação beneficiará mais de 20 famílias, entre moradores do município e de localidades próximas.

Além dos benefícios sociais e econômicos, a atividade da apicultura contribui para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes. “Com essa ação, unimos a preservação ambiental e a geração de emprego e renda para a região. Vamos avançar na produção de mel, que agora vai acontecer de forma mais organizada, padronizada e com qualificação dos produtores” explica o secretário Daniel Oliveira.

Em uma parceria com instituições de ensino como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a ação vai oferecer ainda cursos de capacitação para os pequenos e médios produtores, com o objetivo de auxiliar no processo de produção do mel e promover a atividade de forma mais organizada no município.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, com apoio da Semarh, do Deputado Estadual Dr. Hélio, juntamente com o vereador do município, Cleylton Meneses, e o presidente da Associação de Moradores, Dalton Pereira.

A apicultura é uma atividade que vem cada vez mais se destacando no Piauí. O estado produziu, em média, nos últimos dez anos, 3.540.248 kg/ano, destacando-se entre os maiores produtores do país. Para 2023, a expectativa é que esse crescimento continue avançando e o estado se mantenha entre o mais alto patamar brasileiro das exportações do produto.

 
75% dos principais reservatórios do Piauí atingem nível máximo após período chuvoso, aponta Semarh

Declaração de dispensa de licenciamento ambiental poderá ser emitida em até 60 segundos no Piauí