Semarh irá coordenar grupo de financiamento dos programas e serviços ambientais na Abema

Representantes de órgãos do Meio Ambiente de todo o país se reuniram nesta quinta-feira (25), para uma intensa agenda de debates sobre a política ambiental brasileira, durante a 112° Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), em Palmas, no estado de Tocantins. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí participa da agenda de debates, representada pelo secretário Daniel Oliveira, e será a responsável por coordenar o grupo de trabalho de financiamento dos programas e serviços ambientais na Abema.

“Mais um trabalho importante em que a Semarh tem a honra de colaborar, dessa vez, de modo ainda mais significativo", destacou Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

Durante o encontro, foram realizadas as apresentações das câmaras técnicas e grupos de trabalhos da Abema. O Grupo de Trabalho dos programas e serviços ambientais tem como objetivo a articulação, troca e capacitação sobre temas, processos, oportunidades e desafios na implementação das agendas ambientais, além de buscar a participação na implementação da política nacional, minimizando prejuízos aos estados que já estão promovendo ações anteriores.

A reunião desta quinta também destacou atividades sob responsabilidade do grupo de trabalho de financiamento dos programas e serviços ambientais. Entre as atribuições, estão a troca de informações sistemática entre os estados para acionamento e colaborações, apresentações de experiências, articulações com o Governo Federal, por meio da participação nos diálogos sobre regulamentação de lei, especialmente em relação aos cadastros, e participação dos estados no colegiado de governança, entre outras atribuições.

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais do meio ambiente. A entidade reúne 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos, além de diversos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

Semarh realiza Workshop ICMS Ecológico 2023 nesta terça (23)

75% dos principais reservatórios do Piauí atingem nível máximo após período chuvoso, aponta Semarh