Semarh participa de reunião com BNDES e Consórcio Nordeste para recuperação da Caatinga
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI) marcou presença, na última terça-feira (20), em uma reunião realizada na sede do BNDES, em Recife. O Diretor Técnico da Semarh, Daniel Guimarães, representou o órgão no encontro, que contou com a participação de representantes do Consórcio Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O propósito do encontro foi discutir modalidades de financiamento, com o intuito de propor a criação de um instrumento financeiro específico para a recuperação da Caatinga, com enfoque na inclusão social das comunidades locais.
Durante a reunião, o BNDES e o Consórcio Nordeste apresentaram a proposta de um mecanismo de Matchfunding, onde para cada real investido pelo Estado, o BNDES também aportaria a mesma quantia. Esse modelo já é utilizado nos editais do programa Floresta Viva/FUNBIO do BNDES para o Cerrado e Mata Atlântica.
Na reunião, o Piauí se destacou com o programa PRO VERDE, sendo o estado que mais distribuiu mudas. Com uma meta de distribuição de quatro milhões de mudas, o PRO Verde também visa conscientizar a população sobre a importância do plantio de árvores através de cartilhas e orientações.
Além disso, o ECO Piauí recebeu elogios por ser reconhecido como a melhor iniciativa de execução de orçamento público ambiental, devido à diversidade de políticas setoriais abrangidas e à clareza das metas e indicadores de resultados.
Daniel Guimarães destacou a importância da reunião para compreender a realidade dos fundos de meio ambiente e discutir um novo instrumento financeiro para proteger a Caatinga. “O foco é integrar a geração de renda e o incentivo de cadeias produtivas na Caatinga por meio de iniciativas de revegetação de mata nativa, financiadas pelo BNDES. Juntos, vamos encontrar soluções para operacionalizar essa parceria”, conclui.