Semarh participa de Seminário promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) participou nesta quinta-feira (29), em Brasília, de diversas atividades do 4° Seminário de Aperfeiçoamento e Integração das Salas de Situação Estaduais, promovido pela Agência Nacional de Águas (ASA). O encontro tem o objetivo de promover uma troca de experiências na gestão de eventos hidrológicos críticos como secas e inundações. Sara Cardoso, climatologista, Coordenadora da Sala de Situação e Validadora do Monitor das Secas da Semarh, foi a única piauiense a participar do evento.

Também marcaram presença na programação: Alan Vaz, Superintendente Adjunto de Operações e Eventos Críticos; Edmilson Pinto, Coordenador Adjunto de Articulação Para Gestão de Eventos Críticos; Alessandra Daibert, Coordenadora de Articulação para Gestão de Eventos Críticos; e Ana Catarina, Especialista em Regulação de Recursos Hidricos e Saneamento Básico.

Ainda nesta quinta-feira (29), a climatologista Sara Cardoso visita a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), organização responsável por monitorar e analisar a evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas do Brasil. A representante da pasta chegou na última quarta-feira (28) em Brasília e participou de palestras e encontros que debateram diversos assuntos relacionados às questões de eventos hidrológicos críticos, como protocolos de atuação, articulação interinstitucional e gestão de secas.

Para a especialista, a participação de representantes da Semarh no evento possibilita o acesso a metodologias de monitoramento assertivos, além de garantir contatos colaborativos que tornarão mais viáveis algumas ações mitigadoras de eventos extremos.

“Por meio do diálogo com outras Salas de Situação, conseguimos adequar nossas ações à realidade do território piauiense e nossas especificidades, com a exposição das experiências das outras salas", disse. "Trocaremos informações colaborativas para validar o monitor de secas, por exemplo”, completou.

As salas de situação estaduais funcionam como centros de gestão de situações críticas, coordenadas pelo órgão gestor de recursos hídricos de cada estado e do Distrito Federal.

 
Governo do Piauí divulga edital de credenciamento de Clínicas Veterinárias para atendimento do Piauí Pet Castramóvel

Semarh realiza Fórum de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza nesta sexta (30)