Semarh promove ações no litoral piauiense em 2023 e fortalece preservação ambiental e integração com a população na região litorânea

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), tem trabalhado ao longo de 2023 tendo como uma de suas prioridades a preservação e fiscalização do patrimônio ambiental do território piauiense. Nesse sentido, foram promovidas ações diversas com foco no litoral do Estado, fortalecendo o trabalho realizado pela pasta e integrando a população litorânea às ações ambientais.

O avanço do trabalho da pasta na região litorânea apresentou notáveis já primeiro ano do Governo de Rafael Fonteles e foi destaque na 6ª edição da Revista Abema. Para conferir, clique aqui.

Em fevereiro deste ano a pasta promoveu a Campanha Carnaval Limpo, iniciada na capital piauiense e levada ao litoral. Para a realização do trabalho, equipes da Secretaria atuaram em esquema de plantão na região litorânea durante o carnaval. Os Auditores fiscais ambientais atuaram em conjunto com a Polícia Militar e demais órgãos que atuam na defesa e preservação do meio ambiente. Durante a campanha, as ações priorizadas foram: limpeza das praias, fiscalização de carros, conscientização dos foliões quanto ao lixo descartado por eles nas ruas e avenidas e a orientação sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.

Também em fevereiro mais uma ação marcou o trabalho da pasta em 2023: no dia 21, a Praia do Arrombado, em Luís Correia, foi palco de uma linda jornada das tartarugas rumo ao mar. Foram liberados 200 filhotes de tartarugas de pente na praia, sob acompanhamento da equipe de fiscalização e monitoramento da Semarh e do Instituto Tartarugas do Delta (IDT). O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, acompanhou toda a ação, juntamente com o deputado estadual Hélio Oliveira, que apoiou o trabalho.

No mesmo mês, o secretário da Semarh visitou as dunas do povoado Tatus, no município de Ilha Grande, também acompanhado pelo deputado estadual Hélio Oliveira, para prestigiar o trabalho e resultados do Projeto de Convivência e Contenção de Dunas na região. O projeto iniciou há sete anos, por meio de emenda parlamentar do deputado, e tem preservado a segurança dos moradores e suas casas. Para seu avanço, o trabalho conta com apoio da Semarh e da Associação dos Coletores de Sementes e Produtores de Mudas Florestais do Delta do Parnaíba.

Ao longo dos anos, a comunidade da região vinha sofrendo com o avanço das dunas em direção às suas casas e rumo à estrada que liga ao porto de embarque para o Delta do Parnaíba, por isso a urgência do projeto e a importância de sua realização permanente. A parceria com a Semarh tem garantido mais eficácia ao projeto, uma vez que seu objetivo vai de encontro às ações prioritárias da pasta, no que tocante à preservação do meio ambiente e garantia de maior integração entre a comunidade e a natureza

No fim do primeiro semestre, em junho de 2023, a Semarh conseguiu avançar em mais um importante trabalho para o Piauí: a finalização da nova proposta de delimitação da linha de praia no litoral piauiense, com encaminhamentos e recomendações, visando sua revalidação. Esse trabalho foi iniciado em 2018, precisou ser interrompido durante a pandemia da Covid-19. Neste ano, foi intensificado e concluído de 24 de maio a 7 de junho, a partir de uma série de pesquisas com equipamentos de alta tecnologia e uso de drones.

A ação foi realizada nas quatro cidades que possuem faixa de praia no litoral do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A nova demarcação traz uma maior clareza sobre as áreas que podem ou não ser usadas por empreendimentos imobiliários e turísticos no litoral, além de evitar ocupações indevidas nas praias.

Já no segundo semestre de 2023, a Semarh deflagrou a Operação Praia Segura, coordenada pela Diretoria de Fiscalização. O objetivo da campanha foi essencialmente educativo e preventivo, tendo como foco principal a preservação dos ninhos de tartarugas marinhas. A ação abrangeu os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia, e alcançou sete praias.

Retrospectiva 2023: Programa de Peixamento da Semarh realizou soltura de mais de 2 milhões de alevinos e pós-larvas e abrangeu as 12 bacias hidrográficas do Estado

Piauí avança na gestão de resíduos sólidos promovido pela Semarh com primeiro fechamento de lixão e fortalecimento dos catadores