Semarh promove a agricultura e fruticultura no Piauí em 2023

Como forma de valorizar a produção e a economia local, e alinhar pautas sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) promoveu o Festival Melão e Mel em Canto do Buriti e o Festival do Caju na cidade de Pio XI. Os eventos são iniciativas pioneiras do Governo do Estado na busca pelo impulsionamento das práticas sustentáveis, ao comércio, culinária e à agricultura local.

“Nosso objetivo através desses festivais é reconhecer a importância dos municípios e torná-los referências nas suas respectivas produções, e concomitante a isso trabalhar pautas ambientais vinculadas ao ECO Piauí”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira.

O Festival do Melão e Mel aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro e contou com a participação do Governador Rafael Fonteles. Durante a programação de abertura, Fonteles ainda realizou a entrega de caixas para criação de abelhas a associações de apicultores da região, e entregou kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os brigadistas de quatro municípios da região.

O Governador visitou a fazenda Itaueira, instalada na região. A fazenda atende a todas as redes de supermercado do Brasil e produz 36 mil toneladas de melão por ano, assim como outras diversas grandes empresas instaladas em Canto do Buriti, que agregam pequenos, médios e grandes produtores envolvidos no agronegócio da região sul do Estado, produzindo de forma sustentável.

As atividades do Festival, além de possibilitar momentos de lazer, proporcionaram trocas de experiências e a qualificação profissional dos produtores, por meio de palestras e workshops com palestrantes especializados e a apresentação das produções na Feira de produtos e serviços.

Seguindo a mesma linha, nos dias 10 e 11 de novembro foi realizado o Festival do Caju, em Pio IX, focado na cajucultura. Atualmente, a cidade de Pio IX é a maior produtora de caju no estado do Piauí. Durante o evento, destacou-se os desafios e oportunidades do setor, relatos dos empreendedores da região, feira de produtos e degustação e concurso de pratos, além de bebidas e sobremesas à base do caju.

De acordo com o diretor de Regulação dos Recursos Hídricos da Semarh, Fanuel Adalto, “o Festival do Caju consiste numa atividade extremamente importante para valorizar a produção e estimular a indústria regional, agregando valor aos produtos e renda para as famílias”.

Na ocasião, que também contou com a presença do Governador Rafael Fonteles, a pasta ainda distribuiu 20 mil mudas nativas e frutíferas ao público, em atendimento ao Programa PRO Verde Piauí, e a entrega do Sistema Simples de Abastecimento de Água do assentamento São Luís. A obra promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Semarh, atende a demanda de 104 famílias de produtores rurais da região levando água fresca e de qualidade.

Segundo o secretário da Semarh, Daniel Oliveira, “a inauguração do Sistema Simples de Abastecimento de Água foi um momento marcante no Festival do Caju, pois reforça o compromisso do Governo do Estado no cuidado e atenção às necessidades da população do semiárido piauiense”.

Governo do Piauí conquista avanço inédito em 2023 com instalação do maior projeto de Hidrogênio Verde do mundo para a geração de energia limpa e cerca de 20 mil novos empregos

Semarh inaugura Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos para monitoramento climático