Semarh promove Seminário Cerrado Vivo nesta quarta-feira (13) para apresentar resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma

Evento contará com entrega de materiais a brigadistas de municípios da região do Cerrado e apresentação do relatório de desmatamento no Piauí no primeiro semestre de 2023

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), irá promover, nesta quarta-feira (13), o Seminário Cerrado Vivo, pelo Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, e com o objetivo de apresentar à sociedade e ao público interno e externo da pasta os resultados das operações de combate ao desmatamento do bioma Cerrado no Estado. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), das 9h às 12h. A iniciativa atende ainda a duas metas do Governo, sob coordenação da pasta: Zooneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e Combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.

Durante a programação do Seminário, serão entregues equipamentos e materiais a brigadas municipais localizadas na região dos Cerrados no Piauí, para o fortalecimento do trabalho de preservação do bioma. Também será apresentado ao público presente, pelo Diretor do Centro de Geotecnologia da Semarh, Felipe Gomes, o Relatório de Desmatamento no Piauí no primeiro semestre de 2023, com ênfase para o Cerrado. Os resultados das operações Cerrado Vivo, realizadas pela pasta neste ano, também serão apresentados durante o evento.

“Vamos destacar um conjunto de ações promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Semarh, para a preservação do Cerrado e os resultados desse trabalho tão importante”, destacou o diretor Felipe Gomes. “E vamos reforçar, junto ao público presente, os dois compromissos do governo que estão ligados diretamente à defesa do cerrado”.

Como forma de fortalecer ações de preservação dos biomas presentes no Piauí, principalmente o cerrado, e de combater seu desmatamento, também serão ministradas duas palestras, com os temas: “A utilização de tecnologias no combate ao desmatamento ilegal” e “O Zoneamento Ecológico-Econômico como instrumento do desenvolvimento sustentável dos Cerrados Piauienses”.

Confira a programação completa:

09h00 - 09h10: Abertura: Pronunciamento do Secretário.

09h10 - 09h20: Posse simbólica dos membros da CEZEE.

09h20 - 09h30: Posse simbólica dos membros da Comissão Estadual de Combate ao Desmatamento Ilegal.

09h30 - 09h45: Entrega dos materiais para as brigadas municipais selecionadas (municípios da região dos Cerrados).

09h45 - 10h15: Apresentação do Relatório de Desmatamento no Piauí do 1º Semestre de 2023 (com ênfase para o Cerrado) Responsável: Felipe Gomes.

10h15 - 10h30: Apresentação dos Resultados das Operações “Cerrado Vivo” Responsável: Eduardo Ganassoli.

10h30 - 10h45: Abertura de fala aos participantes.

10h45 - 11h00: Coffee break.

11h00 - 11h30: Palestra 01: “A utilização de tecnologias no combate ao desmatamento ilegal” Responsável: Marco Aurélio, Marcelino e Eduardo Ganassoli.

11h30 - 12h00: Palestra 02: “O Zoneamento Ecológico-Econômico como instrumento do desenvolvimento sustentável dos Cerrados Piauienses” Responsável: Aline Lima.

 
Sala de Situação da Semarh emite alertas amarelo de vendaval e ventos costeiros no Piauí

Desmatamento ilegal no cerrado do Piauí reduz 59% no primeiro semestre de 2023