Semarh realiza 2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza nesta quinta-feira (23)

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), irá promover a 2ª Reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza (FEMCP), nesta quinta-feira (23). O evento acontecerá no auditório da Escola Superior de Advocacia (ESA), às 9h. A atividade é parte das ações de enfrentamento às mudanças climáticas e eventos extremos, previstas no eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos coordenado pela Semarh, o ECO Piauí. A primeira reunião de ativação do Fórum aconteceu em junho deste ano, abrindo a agenda do Fórum, e contou com apresentação e discussão de temáticas referentes a controle e adaptação às Mudanças Climáticas, objetivos e estratégias para elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, de modo a contemplar os compromissos do eixo Piauí no Clima.

Essa iniciativa serve como um instrumento da Política Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza (PEMCP), estabelecida pela Lei Estadual nº 6.140 de 06 de dezembro de 2011.

Durante o evento será realizada uma apresentação pelo Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, com o tema “Ações Estratégicas da Semarh voltadas para o Controle das Mudanças Climáticas”. Será ministrada ainda a palestra “Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza: da visão técnica ao olhar ético", pelo Prof. Werton Costa. Serão ainda definidas a composição da plenária e das câmaras técnicas que irão compor o FEMCP.

Por meio do Fórum, a Semarh busca garantir o engajamento de atores estratégicos, além de obter diagnósticos das vulnerabilidades e suscetibilidades aos impactos climáticos e aprimorar suas estratégias. A pasta tem ainda o objetivo de realizar um planejamento consistente e de longo prazo, com eficácia para combater os efeitos das mudanças climáticas, na construção do desenvolvimento sustentável e no enfrentamento das desigualdades sociais. Para isso, serão definidas medidas de adaptação e mitigação necessárias e adequadas à realidade do Estado.

Confira a programação do evento:

08:30 às 8:45h

Abertura - Composição da mesa e fala de autoridades.

08:50 às 09:20h

Apresentação do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira – “Ações Estratégicas da Semarh voltadas para o Controle das Mudanças Climáticas”.

9:30 às 10:10h

Palestra do Prof. Werton Costa – “Mudanças Climáticas e Combate a Pobreza: da visão técnica ao olhar ético”.

Coffee Break.

10:30 às 11:00h

Composição da Plenária do Fórum e das Câmaras Técnicas.

11:00 às 11:30h

Aprovação das minutas de: Portaria de instituição das câmaras técnicas e do Regimento Interno.

Semarh/PI atinge índice de 82% de produtividade na análise e deferimento de processos de licenciamento ambiental; Números superam dados do último ano

Semarh realiza reuniões em oito Unidades de Conservação do Piauí para formação de Conselho Gestor e elaboração de planos de manejo