Semarh realiza Fórum de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza nesta sexta (30)
Evento reuniu gestores e representantes de órgãos relacionados à agenda climática e a comunidade acadêmica piauiense
No encerramento do Junho Verde, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promove o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, em atendimento ao decreto estadual n° 22.126, de 5 de junho de 2023. A iniciativa é prevista no eixo Piauí no Clima, parte do macro programa ECO Piauí, lançado no início deste mês e que consiste num conjunto de metas e ações estratégicas para a área ambiental.
Daniel Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, ressaltou a urgência de conhecer e combater as mudanças climáticas para prevenir seus impactos na sociedade. "As mudanças climáticas já estão atingindo o mundo, e o Governo do Estado, por meio da Semarh e demais órgãos competentes, está trabalhando para montar o Plano de Ação Climática e Combate à Pobreza no Piauí", afirmou o gestor. "E esse plano só será aplicado de maneira eficaz com a participação das instituições e da sociedade civil".
O Plano é um instrumento para garantir que a sociedade piauiense coopere ativamente com o esforço global de alcançar o equilíbrio climático, por meio de políticas públicas, tecnologias e incentivos econômicos. Desse modo, o Governo busca aumentar a resiliência da infraestrutura e dos sistemas naturais frente aos impactos climáticos em seu território.
Inamara Melo, coordenadora geral de Adaptação à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e uma das preletores do Fórum, destacou a relevância e assertividade da proposta do evento, ao reunir duas agendas importantes para a sociedade. "O Piauí é mais um estado do Nordeste brasileiro com uma agenda tão robusta para enfrentar e prevenir os impactos climáticos", disse. "A agenda do clima é certamente a agenda de combate a desigualdade e à fome", completou.
O Fórum promovido pela Semarh foi organizado pela equipe composta por: Daniel Marçal, diretor de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Socioambiental da Semarh e palestrante do evento; Catharina Teixeira e Denise Araújo, auditoras fiscais ambientais. Também palestraram: Werton Costa, diretor de Preservação e Mitigação da Defesa Civil do Piauí; Rolf Bateman, gerente do Programa do Climate Group e representante da coalizão Under2 na América Latina; Maurício Guerra, consultor da Garapiá Consultoria.
Professores e acadêmicos de cursos superiores ligados à temática das mudanças climáticas, bem como gestores e autoridades de órgãos relacionados, participaram do Fórum. Também marcaram presença no evento: a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, a advogada Daniela Carla Freitas; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, promotora Áurea Madruga, representando o Ministério Público do Piauí; o reitor do Instituto Federal do Piauí, Prof. Paulo Borges da Cunha; o superitendente da Semarh, João Victor Oliveira; Prof. Luiz Gonzaga, diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Piauí; Daniel de Souza, secretário de Meio Ambiente e políticas públicas de convivência com o Semiárido da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).