Semarh realiza I Seminário Estadual sobre Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas no município de Corrente nesta terça (12)
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizará no dia 12 de dezembro 2023 o Seminário Estadual sobre Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas no Piauí, no município de Corrente, extremo sul do Piauí. A ação visa promover amplo debate sobre o contexto atual do processo de desertificação e recuperação de áreas degradadas no Estado, com Instituições de Ensino e Pesquisa, Organizações Não Governamentais, Gestores Municipais e demais interessados na temática. A programação acontecerá no campus do Instituto Federal do Piauí, das 8h às 13h. O público interessado pode realizar sua inscrição gratuitamente clicando AQUI.
Esse trabalho atende ao compromisso de revitalizar o Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), previsto no eixo Bio Piauí do Programa de compromissos da pasta, o ECO Piauí. O Seminário tem como objetivos específicos: i) Articular o planejamento da Semarh e das instituições parceiras às demandas sociais relacionadas ao tema; ii) Alinhar as demandas referentes a revitalização do Nuperade, em Gilbués, com as ações de revitalização do local, previstas para os próximos anos; iii) Acolher contribuições referentes à implementação do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas do Piauí, e do Programa de Ação de Combate à Desertificação (PAE/ PI), e atualização deste frente ao contexto atual.
Aline Araújo, Coordenadora de Cadastro e Controle Ambiental e auditora fiscal da Semarh, destaca que o evento é um marco para a construção de um diálogo e aproximação entre os diversos atores e gestores para busca de uma política pública mais eficaz. Desse modo, serão planejadas e implementadas ações voltadas à reversão dos efeitos das mudanças climáticas, principalmente nas áreas afetadas pela desertificação no Piauí.
“A ideia é construir esse diálogo com a comunidade ligada à pauta, para que os agentes tragam as demandas sociais para que nós, da Semarh, possamos articular ações voltadas ao combate à desertificação e recuperação de áreas degradadas”, ressalta Aline. “Como objetivo secundário, buscamos discutir e fortalecer as ações voltadas para a revitalização do Nuperade, de modo a viabilizar o desenvolvimento de pesquisas, de atividades de ensino, extensão e de inovação. Desse modo, iremos proporcionar um ganho para toda a sociedade da região e, consequentemente, para todo o Piauí.”, destaca.
Ainda segunda a Aline Araújo, por meio de ações como o Seminário e a revitalização do Núcleo, a pasta busca tornar o Nuperade um espaço de referência mundial para recuperação de áreas degradadas, mas também de estudos voltados para reversão dos efeitos das mudanças climáticas que conduzem ao processo de desertificação em diversas regiões do mundo.
Confira a programação completa do Seminário:
8h às 8h30
Abertura Oficial.
8h30h às 10h
Palestra de Abertura: “Ações de Combate à Desertificação no Brasil e Piauí” – Palestrante: Alexandre Pires (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).
10h às 10h30
Intervalo para coffee break.
10h30 às 11h30
Reunião Técnica com Instituições parceiras e convidadas para a discussão sobre a atualização do Programa de Ação de Combate à Desertificação (PAE/PI).
11h30 às 13h - Palestra de Encerramento: “Recuperação de Áreas Degradadas e Nascentes” - Case: Sergipe - Palestrante: Saenandoah Tiradentes Dutra, consultora Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (PNUD).
12h30h às 13h - Encaminhamentos.