Semarh realiza Operação Piracema nos rios Parnaíba e Poty em Teresina

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI), em parceria com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e o Corpo de Bombeiros, realizaram nos dias 14 e 15 de dezembro a “Operação Piracema”, nos rios Parnaíba e Poty. O objetivo é impedir as práticas de pescas irregulares e predatórias nos períodos de reprodução dos peixes.

piracema

O período Piracema é um fenômeno que dura de 15 de novembro a 16 de março de 2024. Esse processo ocorre quando algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. Se esse fenômeno for interrompido, a reprodução pode ser prejudicada.

piracema

A Operação Piracema foi concentrada na região do encontro dos rios Parnaíba e Poty, resultando na liberação de mais de 200 espécimes de peixes, como piau, branquinha, piaba, cascudo e mandi. Paralelamente, foram apreendidos mais de 1.200 metros de redes de pesca, com maior incidência no rio Poty, entre a ponte da Santa Maria e o encontro dos rios.

piracema

O Diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria nas operações de fiscalização. “A Semarh continuará realizando essas missões de forma empenhada, além de levar as informações e as orientações necessárias no sentido de coibir infrações e crimes ambientais”, finaliza.

piracema

Além da fiscalização dos rios, foram inspecionados condomínios da zona leste da capital, com intuito de verificar possíveis irregularidades no descarte de dejetos, que eventualmente poderão causar a contaminação das lagoas que recebem esses esgotos. Durante a operação, os pescadores se evadiram do local da ação.

 
Porto do Piauí tem primeira etapa inaugurada nesta quarta (13) e contará com terminal de Hidrogênio Verde para impulsionar a produção de energia limpa

Semarh distribui mais de 20 mil mudas frutíferas e nativas em Teresina e Guaribas