Semarh realiza Seminário para apresentar resultados do sistema de logística reversa no Piauí
O Seminário "Logística Reversa no Piauí: Resultados e perspectivas" realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), nesta sexta (1), reuniu catadores, cooperativas, empresas colaboradoras com o sistema de logística reversa, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, discutindo a importância das ações e avanços da temática no estado.
O diretor de Relações Sociais da Semarh, Vicente Gomes, representando o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, realizou a abertura destacando que o evento também tem o objetivo de envolver de forma mais próxima as cooperativas e a comunidade em geral no tema. “Hoje, além de apresentarmos dados e resultados da recuperação de embalagens no estado, queremos movimentar toda a sociedade piauiense no sistema da logística reversa e na reciclagem”, frisou.
No primeiro momento foram apresentados os resultados alcançados dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre Semarh, TCE e Ministério Público, com as contribuições da promotora Áurea Madruga, do Bruno Cavalcante, auditor fiscal do TCE e da Catharina Teixeira, gerente de Baixo Carbono e Adaptação e auditora fiscal ambiental da Semarh .
“Foram recuperadas 8.115 toneladas de embalagens no estado em 2022. Conseguimos bons resultados de forma surpreendente, mesmo com poucas cooperativas atuando na logística reversa. Agora, queremos incentivar e fortalecer a atuação das cooperativas dentro do sistema da logística reversa do Piauí”, explicou Catharina Teixeira, gerente de Baixo Carbono e Adaptação e auditora fiscal ambiental da Semarh .
No segundo momento foram discutidas as perspectivas do sistema de logística reversa no Estado do Piauí e a atuação das cooperativas de catadores dentro desse processo, com a coordenadora de Relações Governamentais na empresa Eureciclo e Instituto Giro, Ana Carolina João Soto, e Micaela Pereira, gerente executiva da empresa Pragma.
Além da discussões também foram realizadas homenagens às Cooperativas de Materiais Recicláveis pelo empenho e trabalho realizado à Logística Reversa no Estado: Cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Manoel Emídio; Cooperativa de catadores de materiais recicláveis do Morro do Mel de São Raimundo Nonato; Trabalho Empreendedor e Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Piauí; Cooperativa de trabalho reciclável da Santa Maria da Codipi e Cooperativa de Trabalho e Economia Solidária dos Catadores de Resíduos Sólidos Orgânicos de Teresina.
Confira aqui o relatório final da logística reversa no estado. Para mais informações entre em contato através do email: logisticareversasemar@semarh.pi.gov.br