Semarh realiza soltura de animais silvestres em município da região centro-norte do Piauí

Antes de serem devolvidos ao seu habitat natural, os animais passaram por uma série de cuidados no CETAS, como avaliação médica e nutricional

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí e o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Semarh (CETAS), realizou nesta quinta-feira (28) a soltura de cinco animais em área de reserva do IBAMA, na região centro-norte do Estado, com quase 170 mil hectares. A ação foi realizada com o apoio da Polícia Ambiental e faz parte de um importante trabalho de resgate e reabilitação de animais silvestres realizado pelo CETAS.

soltura

Ao todo, foram devolvidos: duas corujas suindara (Bubo virginianus), um coruja-buraqueira (Athene cunicularia), um gato jaguarundi (Puma yagouaroundi) e um gambá (Didelphis marsupialis). Os animais foram avistados em residências e os moradores acionaram a Polícia Ambiental. Os agentes fizeram o recolhimento e os encaminharam ao CETAS, onde passaram por uma avaliação médica e nutricional antes da soltura no local adequado.

soltura

O médico veterinário do centro de triagem da Semarh, Alexandre Clark, explica como se deu o tratamento antes da reintrodução nas matas. “Os animais chegaram aqui com alguns ferimentos e enfermidades, como o gato jaguarundi, que foi diagnosticado com alopecia, que é a queda de pêlos. Foram orientadas dietas adequadas para cada um, até ganhar um peso, ficarem mais fortes para fazer a soltura”, contou. “Também começamos um tratamento no gato jaguarundi para sarar a alopecia e ele saiu daqui para o novo lar completamente cicatrizado”, afirmou o veterinário.

soltura

A reserva de soltura dos animais é importante para a conservação da biodiversidade da região, pois abriga uma grande variedade de espécies animais e vegetais.

 
SEMARH reabre prazo para seleção de conselheiros do Conselho Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos de 27 de setembro a 2 de outubro

Piauí Pet Castramóvel já garantiu mais de 147 castrações em Teresina após a primeira ação