Semarh requisita abertura de inquérito policial sobre caso de zoofilia ocorrido em Altos

Inquérito

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), solicitou na última terça-feira (16), abertura de inquérito policial junto à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Piauí para apurar a denúncia do caso de zoofilia que foi registrado por testemunhas na cidade de Altos, a 37 km de Teresina. Registros de moradores da cidade mostram um homem praticando o crime, que foi denunciado à Semarh e aos demais orgãos competentes.

Prezando pela proteção dos animais e do meio ambiente, e entendendo a gravidade do caso, a Semarh busca que as autoridades responsáveis, junto à Secretaria, apurem o caso e tomem as medidas cabíveis para penalizar as pessoas envolvidas.

Daniel Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destacou que assim que a Secretaria tomou conhecimento desse caso, foram tomadas as providências mais urgentes e aberto o inquérito para apurar o crime. "Nossa expectativa é que em trinta dias já tenhamos uma conclusão com a indiciação do responsáveis", disse o gestor.

Atualmente, o crime de zoofilia se enquadra como crime de maus tratos a animais. A lei prevê detenção de três meses a um ano e multa, para quem praticar praticar atos de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A Semarh possui um canal especializado para denúncias de maus tratos contra animais, lançado no dia 4 abril. Para denunciar, entre em contato pelo número, que atende também pelo WhatsApp: (86) 98112-9958.

 
Semarh inicia Operação Cerrado Vivo no extremo sul do Piauí

Piauí é representado no CONAMA pelo Secretário Daniel Oliveira