Semarh solicita aeronave para combate aéreo de incêndio florestal em assentamento de Canto do Buriti

Incêndio iniciou há 10 dias e conta com atuação de da Semarh, Corpo de Bombeiros, IBAMA e Polícia Militar

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) solicitou, à Polícia Militar do Estado (PMPI), aeronave para ajudar no combate a um incêndio florestal que ocorreu em assentamento da região de Santa Clara, do município de Canto do Buriti. O incêndio iniciou há 10 dias e, após ser constatada a impossibilidade de atuação terrestre, o secretário da pasta, Daniel Oliveira, realizou a solicitação de suporte aéreo. Os demais órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros, Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara e IBAMA também estão atuando no caso.

O helicóptero chega ao local do incêndio esta tarde tarde e servirá tanto para transportar água até os focos de incêndio aonde não é possível chegar, quanto no transporte dos brigadistas aos pontos mais críticos, aos quais não seria possível chegar por deslocamento terrestre. Apesar do avanço do fogo, a situação será contornada por meio da iniciativa da Semarh.

Segundo relatório da última terça-feira (22), a área afetada pelo fogo corresponde a 5.876,90 hectares, com cerca de 29 focos de incêndio ativos. As equipes estimam a velocidade de propagação do fogo em aproximadamente 38,2 hectares/hora. Até o momento, o fogo apresenta riscos às regiões de Eliseu Martins e Alvorada do Gurguéia.

O diretor de fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, explica que ainda não é possível afirmar a causa do incêndio, mas há possibilidade de se tratar de um incêndio criminoso, pois um cidadão foi flagrado ateando fogo no local. Contudo, pode tratar-se também de uma queimada controlada (legal) realizada na propriedade, cujo fogo se alastrou.

Os órgãos estão monitorando a situação para enviarem mais agentes e reforços se necessário. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi acionada para apoiar o trabalho, uma vez que o fogo está próximo a uma Unidade de Conservação, o Parque Serra das Confusões.

 
Semarh lança canal de atendimento em caso de incêndios florestais e denúncias de queimadas ilegais no Piauí

Incêndio em área rural de Canto do Buriti é controlado na madrugada desta quinta (24)