Seminário da Semarh aborda Estratégias de Combate à Desertificação e Recuperação de Áreas Degradadas no Piauí, em Corrente

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh/PI) promoveu, nesta terça-feira (12), o Seminário Estadual de Combate à Desertificação e Recuperação de áreas degradadas no Piauí, no município de Corrente. O evento teve como propósito estabelecer diálogos entre a sociedade civil, gestores municipais, instituições de ensino e estudantes, visando discutir ações efetivas contra a desertificação no estado, mas que afeta, principalmente, a região sul do Piauí.

semarh

Durante o seminário, foram abordadas melhorias para o plano de atualização do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação do Piauí (PAE/PI). Além disso, destacou-se a relevância da revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), integrando a meta 15 do plano de gestão do Governo do Piauí, sob coordenação da Semarh.

Na ocasião, foi apresentado um plano contendo as diretrizes gerais do Plano de Ação que deverão nortear o grupo de trabalho dedicado ao cumprimento da meta de combate à desertificação e recuperação de áreas degradadas. A auditora fiscal ambiental, Aline Lima, esteve presente no seminário, mediando o diálogo entre especialistas e sociedade civil e indicando os próximos passos. “O que vem por aí é a atualização do plano de ação do combate à desertificação, e do Nuperade como um espaço de desenvolvimento de pesquisa, de ensino e inovação; Assim, a Semarh poderá incentivar o fortalecimento e desenvolvimento de pesquisas nessa área, para que o Piauí se torne referência em recuperação de áreas degradadas e efeitos adversos à seca", disse.

semarh

Para a realização do plano de Ação, a Semarh conta com parcerias importantes, como o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), que foi representada no Seminário pela Diretora de Planejamento Estratégico Participativo do CEPRO-SEPLAN, Débora Ferraz, para contribuir com os diálogos. Segundo a diretora Débora, “na Cepro, são realizadas análises de dados e produção de informações que, alinhados com o Nuperade, tendem a fortalecer a visão de política pública que a gente precisa ter para atuar no combate à desertificação”.

semarh

Para trazer informações atualizadas sobre o processo de desertificação e novas perspectivas nacionais de projetos que deram certos no combate à desertificação, foram convidados o Diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, Alexandre Pires, e a Consultora Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saenandoah Tiradentes, que participaram de forma remota.

O público presente foi fundamental, mostrou-se muito participativo, recebendo e compartilhando seus pontos de vista acerca da real situação que os moradores locais observam na mudança climática. Entre os participantes, Alexandre da Silva, Agroflorestador, se disse satisfeito com o seminário. “Achei bastante importante esse evento que impacta a toda comunidade, não só da região sul, pois tratou da educação ambiental, mudanças climáticas, parcerias com entidades parceiras. Foi maravilhoso para mim participar, já quero colocar a mão na massa e colher os frutos desse belo trabalho”, finalizou.

O evento foi organizado e conduzido pelas Auditoras Fiscais Ambientais Aline Lima e Catharina Teixeira, que desempenharam um papel fundamental em sua realização.

 
Sala de Situação da Semarh emite alerta amarelo de baixa umidade para hoje (12) em 133 municípios

Porto do Piauí tem primeira etapa inaugurada nesta quarta (13) e contará com terminal de Hidrogênio Verde para impulsionar a produção de energia limpa