Superintendente de Meio Ambiente da Semar é condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí

Carlos Antônio Moura Fé, Superintendente de Meio Ambiente da Semar, recebeu a Outorga da Medalha do Mérito Renascença em solenidade realizada virtualmente ontem (13), em comemoração pelos 199 anos da Batalha do Jenipapo.

A Ordem Renascença é uma comenda de ordem e relevo, instituída por decreto no ano de 1973 destinada a agraciar personalidades com relevantes serviços prestados ao estado do Piauí, que tenham se tornado dignas de gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do governo piauiense.

A insígnia da ordem traz, no verso, o brasão da de armas do estado o Piauí, montado sobre uma estrela heráldica. No verso, a legenda histórica: “Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí – Teresina 1973”.

“Dedico essa honraria a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o recebimento dessa premiação,” ressalta Moura Fé.

Sobre o Superintendente:

Carlos Antônio Moura Fé é Engenheiro Agrônomo formado pela UFPI, com especialização em Gestão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, pela UFPI, e em Manejo Florestal Sustentável, pela UFPR.

É servidor Público Federal de carreira, tendo iniciado sua vida profissional em 1982 como Engenheiro Agrônomo do extinto IBDF e depois como Analista Ambiental lotado na Superintendência Regional do IBAMA Piauí, onde ocupou diversos cargos de direção. Trabalhando no IBAMA, Moura Fé, atuou em todo o território do País e na Capital Federal, em missões com destaque nas áreas técnicas, fiscalização e monitoramento do uso dos recursos ambientais, sendo ainda, instrutor em treinamentos nas áreas de fiscalização, licenciamento ambiental, geoprocessamento e gestão de unidades de conservação. Moura Fé, participou do processo de criação dos Parques Nacionais das Nascentes do Rio Parnaíba, da Serra das Confusões e da Floresta Nacional de Palmares no Piauí. Moura Fé também foi Superintendente do IBAMA no Estado do Acre.

Em 2009 foi convidado pelo Governador Wellington Dias para o cargo de Superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar, e desde então está à frente dessa instância técnica administrativa do órgão, contribuindo com o fortalecimento institucional da Semar, coordenando a elaboração e execução das políticas estaduais de meio ambiente e de recursos hídricos, de acordo com as diretrizes emanadas pelo Governo do Estado do Piauí.

Como Superintendente da Semar, dentre as diversas ações de fortalecimento institucional que Moura Fé coordenou, destacam-se, no âmbito normativo, a edição de Resoluções do Conselho Estadual de Meio Ambiente - que estabelece a padronização dos enquadramento dos empreendimentos e as atividades passíveis de licenciamento ambiental no Estado do Piauí; e a edição de diversas leis, como a de Política Estadual sobre Mudança do Clima e Combate à Pobreza; a Lei Estadual de Diretrizes do Licenciamento Ambiental; a Lei do Sistema Estadual de Unidades de Conservação; a Lei dos Ativos Verdes; a Lei de Regulamento da Reposição Florestal Obrigatória; o Decreto de Regulamentação do Licenciamento Ambiental de Empreendimentos de Energias Renováveis; o Decreto de criação do Programa PROVERDE PIAUÍ e a Regulamentação do Instrumento da Compensação Ambiental.

No âmbito da conservação, coordenou a criação dos Parques Estaduais do Rangel, da Serra do Santo Antônio, do Cânion do Poti, da Área de Relevante Interesse Ecológico da Lagoa do Portinho e das Áreas de Proteção Ambiental dos Altos Cursos dos rios do Gurguéia e Uruçuí-Vermelho; das Nascentes do rio Canindé; das Nascentes do rio Longá; das Nascentes do rio Uruçuí-Preto; e da Lagoa de Nazaré. Coordenou ainda o Programa PROCERRADO, desenvolvidos no período de 2014 a 2017, com recursos doados pelo Fundo Mundial do Clima (Reino Unido) e apoio do Banco Mundial, em ações de regularização ambiental rural e de prevenção e combate a incêndios florestais, em 8 municípios da região dos cerrados piauienses.

 
Semar disponibiliza e-mail para envio do Plano de Logística Reversa

Diretoria de Parques e Florestas da Semar participa de reunião para alinhar o cronograma do projeto Jaborandi